Ai, gente… falar de World of Warcraft é tipo abrir um álbum de figurinhas da vida gamer, sabe? Tem aquele cheirinho de nostalgia misturado com a empolgação de sempre ter algo novo pra descobrir.
Eu lembro direitinho da primeira vez que entrei em Azeroth nos anos 2000 — parecia um universo infinito, cheio de aventuras, dungeons que me davam medo (e lag também ) e, claro, os amigos que a gente fazia no meio do caos. É aquele MMORPG que não é só jogo, é quase um estilo de vida, tipo quando você fala “vou jogar só 30 minutinhos” e de repente tá às 4h da manhã pescando no Vale do Julgamento ou discutindo loot com o grupo.
E sabe o que deixa WoW ainda mais especial? Os segredinhos fofos e malucos que a Blizzard espalhou pelo mapa. Sim, eu tô falando dos easter eggs: aquelas referências escondidas que parecem piscadinhas cúmplices dos desenvolvedores para nós, jogadores nerdolas que passamos horas explorando cada cantinho. É como se Azeroth fosse um grande parque de diversões da cultura pop — você pode estar enfrentando um dragão épico num momento e, no outro, topar com um Mickey Mouse gigante desenhado no chão, ou um cervinho chamado Bambino vingando a morte da mãe.
E eu amo como WoW é um jogo que conversa não só com a própria lore riquíssima, mas também com outras obras que a gente carrega no coração: filmes da Disney, clássicos do terror, Final Fantasy, Lost, Planeta dos Macacos… até Robin Williams ganhou sua homenagem fofa por lá. É aquele tipo de coisa que faz a gente parar a quest principal só pra dizer no chat: “Gente, vem cá ver isso AGORA!”.
Então, prepare-se, porque eu separei 10 dos easter eggs mais fofos, nerds e surpreendentes de World of Warcraft, explicadinhos com carinho de fã que cresceu com esse jogo e ainda se perde em Azeroth de propósito só pra topar com essas pequenas joias escondidas. Vamos juntos?
1 – Mickey Mouse gigante em Orgrimmar (Vale da Honra)
Uma das referências mais icônicas, é tipo “piscou, perdeu”! Em Orgrimmar, no Vale da Honra, entre os treinadores da Horda, existe um Mickey Mouse em tamanho gigante “esculpido” no terreno – mas só é visível se você aumentar ao máximo o zoom da câmera! Eu já tentei zoomar até o mouse sair da tela, só pra tentar enxergar esse símbolo mágico!
2 – Bambi e sua vingança em Grizzly Hills
Você sabia que tem uma referência sombria e fofa ao mesmo tempo de Bambi? Em Grizzly Hills, vê-se um cervo chamado Bambina caminhando com sua mãe, um coelho e um gambá. Quando a mamãe-bambi leva um tiro, o Bambina fica com o nome mudado para Vengeful Bambina e parte pro ataque! Fico com pena de caçador, mas entendo a fúria do cervinho!
3 – The Lost Vikings em Uldaman
Quem joga sabe que em Uldaman você encontra três anões: Olaf, Eric “the Swift” e Baelog – uma homenagem direta ao clássico The Lost Vikings, da Blizzard de 1993. E ainda tem artefatos com nomes como “Tsol” e “Gni’kiv”, que são “Lost” e “Viking” de trás pra frente! Meu coração nerd chora de amor por esses easter eggs meta!
4 – Kerrigan no painel dos Goblin Shredders (StarCraft)
Precisa de um pouquinho de lore Blizzard? Nos Goblin Shredder, aparece a Kerrigan, Rainha das Lâminas nos painéis – uma homenagem incrível ao StarCraft! Eu fico me perguntando se algum goblin fã de RTS tava ali grudando o olho pra se inspirar.
5 – Aerith Primrose e o bodyguard Koraud (Final Fantasy VII)
Se você pisa em Dalaran e vê uma florista chamada Aerith Primrose com um guarda-costas chamado Koraud, já sabe: é homenagem à Aerith e Cloud de Final Fantasy VII! Fiquei de joelhos quando vi, tipo, “EU CONHEÇO ESSE NOME!”
6 – Sexta-Feira 13
Na Floresta de Elwynn é possível encontrar em um pequeno píer um peixeiro chamado Jasão Matreiro (em inglês Jason Mathers), localizado no Lago de Cristal (Crystal Lake em inglês). Essas são referências à série de filmes de terror Sexta-Feira 13, estrelada pelo assassino Jason Voorhees, que se afogou justamente em Crystal Lake.
7 – Estátua da Liberdade enterrada (Planeta dos Macacos)
Na Excavation Site de Ironband, você encontra uma Estátua da Liberdade parcialmente enterrada – uma referência clássica de Planeta dos Macacos! É quase cinema interativo dentro do jogo!
8 – Conan, o Bárbaro
Nas terras desérticas dos Ermos é possível encontrar uma cripta que abriga um esqueleto sentado em um trono, segurando uma enorme espada. Essa é uma referência à mitologia do famoso herói da espada Conan, o Bárbaro, criado por Robert E. Howard e que ganhou vida nas telas dos cinemas com interpretação de Arnold Schwarzenegger, que diz que o personagem encontra a sala do trono de um rei atlante milenar e toma a sua espada.
9 – O Hobbit
O Hobbit, escrito por J.R.R. Tolkien em 1937 e que virou uma trilogia de sucesso nos cinemas a partir de 2012, mostra as aventuras de Bilbo Bolseiro e um grupo de anões em busca do tesouro guardado pelo dragão Smaug. Na expansão Warlords of Draenor é possível encontrar três ogrões, que estão de pé ao redor de uma fogueira de acampamento e guardando um baú que contém um colete de ladrão e 12 anéis de barba de anão. Além da cena retratar o icônico encontro de Bilbo com os três trolls Tom, Bert e William, o colete é uma referência ao hobbit enquanto os 12 anéis se referem aos anões da companhia de Thorin.
10 – Robin Williams, o Gênio Aladdin vivo em Azeroth
Você sabia que o eterno Robin Williams, grande fã de WoW, ganhou sua homenagem? É só ir até Talador, na ilha ao sul, e esfregar a Ever-Burning Lamp para invocar um gênio azul chamado Robin! É o tipo de coisa que me faz suspirar e agradecer pela Blizzard carinhozera.
11 – Lost – o show, não o WoW
<span
